Acordar cedo é vida!

Diálogo com a caixa da padaria:

Ela:
– hoje tô com um sono…
– que horas vc acorda?
– dez pras quatro
– mas que horas vc chega na padaria?
– 5:30h
– é a hora que eu tô acordando..
– jura? Que delícia!

Veja o que é perspectiva…

Fiquei imaginando o que ela já não teria feito das 3:50h até as 5:30h, hora que eu estou acordando.

Tenho acordado as 5:30h mas não foi sempre assim. Pelo contrário, dormia tarde (depois das 2h) e acordava tarde (entre 8 e 8:30h), a não ser no único dia da semana que tinha que levar minha filha menor na escola, o que fazia com um tremendo mau humor. Aliás, os 2 de mau humor. Minha filha também tem hábitos noturnos, acho que é meio genético.

Mas mudei meus hábitos de sono e ganhei qualidade de vida. Não quero doutrinar ninguém mas vou compartilhar minha motivação.

Acordar de madrugada te dá uma grande vantagem com relação ao resto da humanidade. Te dá uma sensação de largar na frente, de já ter feito um monte de coisas enquanto as pessoas ainda estão saindo da cama.

Te dá a chance de se dedicar a projetos pessoais sem que ninguém te interrompa. Você pode ler em paz, escrever em paz, fazer sua ginástica, dar um passeio pelo bairro, meditar, ler o jornal tranquilamente, usar como bem entender aquele período, que é só seu. Olha que maravilha!

Anne Janzer, que escreve sobre o processo da escrita diz: “Quando a escuridão silencia as demandas do mundo, fica mais fácil se concentrar na escrita.

Quando a casa começa a “ferver”, as pessoas começam a circular, o telefone começa a tocar, você já fez tudo o que queria fazer e pode se dedicar a simplesmente “estar presente”, sem ansiedade. Aliás, este “estar presente” me remete ao gatilho que me levou a este hábito. Foi quando comecei a ler sobre mindfulness, que será objeto de outro post, em breve.

Antes eu acordava as 8h-8:30h, já no meio do furacão, e ficava sempre com a esquisita sensação de que todo mundo estava tentando roubar preciosos minutos da minha manhã, querendo interagir, mandando mensagens, perguntando coisas, me interrompendo. Meio paranóico, né?

Quando passei a acordar as 5:30h me vi com tempo de sobra pra fazer um monte de coisas que antes me dava uma certa “vergonha” de fazer. Como, por exemplo, escrever para o meu blog, meditar,… Bobagem minha, eu sei, resquícios de uma mentalidade meio calvinista, de quem morou na Suiça. Achava que depois de uma certa hora da manhã meu tempo deveria ser dedicado a coisas “produtivas”, relacionadas a trabalho “verdadeiro”, muito embora há tempos não tenha que me reportar a ninguém sobre meu desempenho profissional ou sobre o uso que faço das minhas horas.

Talvez eu tenha saído há anos do emprego 9-17h mas ele ainda habita em mim. Sabe aquela sensação de chegar no escritório às 9:15h e ver que já está todo mundo lá?

Ainda hoje, acho que fruto dos meus tempos de executivo, meu espírito competitivo acorda junto comigo. Só que agora eu o tiro da cama mais cedo e vou acalmando-o. Vou rapidamente ao terraço e dou uma olhada nos prédios em volta para ver quantas luzes estão acesas na vizinhança a esta hora. Vejo muito poucas. 3 ou 4, no máximo. Esboço um silencioso “yes” e vou ligar a cafeteira. Sensação de que larguei na frente.

Estou pensando seriamente em antecipar meu despertador para as 5h. E esperar pela moça do caixa na padaria. Duvido que tenha alguma luzinha acesa a esta hora.

Muito babaca, né?

2 comentários em “Acordar cedo é vida!”

  1. Parabéns,Marcelo ,pelo seu hábito de acordar cedo ,pois, realmente ,o dia rende mais.Invejo você por isso, mas no bom sentido.Eu até consegui estudar e trabalhar pela manhã durante alguns anos ,mas eu não acordava direito ,ficava sonada o dia todo e só ia me sentir bem à noite.Talvez isso tenha sido influência do seu tio notívago Roberto.Até que resolvi lecionar à tarde e à noite ,horário em que eu realmente estava acordada… Bjs ,Tia Célia.

    Curtir

Deixe um comentário