Como construir e monetizar sua autoridade online

O sucesso na internet depende de você querer realmente ajudar as pessoas de um nicho específico de mercado, da sua capacidade de estabelecer a sua reputação online e de aumentar a sua audiência.

Para isso você tem que começar por produzir e publicar conteúdo (textos, videos, fotos, lives) de maneira consistente e intensa, de preferência seguindo uma agenda, um calendário de publicação de conteúdo pré-definida.

Pense bem no nicho, na sua expertise, no seu melhor formato de comunicação e nos canais com os quais você tem familiaridade.

Fase 1 – Conteúdo – Produção intensa de conteúdo

Fase 2 – Monetização – Nessa fase você tem que pensar em monetizar a audiência, afinal, dinheiro é importante.

Para começar você pode ajudar uma única pessoa da sua audiência, gratuitamente, de uma maneira mais intensa, tipo uma consultoria personalizada. Pense em como você pode ajudar essa pessoa, com um conhecimento que você tenha, um produto, uma ferramenta.

Ajude essa única pessoa a se transformar com a sua ajuda, a ponto de ela querer te dar um depoimento incrível sobre o impacto que você gerou na vida dela.

Descubra outras 10 pessoas que precisem dessa mesma ajuda e repita o processo, desta vez cobrando pela ajuda estruturada. Você está agora atrás de clientes, o jogo é outro, portanto é necessário definir estratégias de venda.

O JOGO DA VENDA

Publicar conteúdo na internet é uma coisa, construir uma base de clientes e vender para eles é outra.

Para vender pela internet usando sua autoridade construída offline, é necessário:

  1. Compreensão das definições de “prospect”, “lead” e cliente. “Prospect” é alguém do seu nicho que ainda não te forneceu seus dados de contato. “Lead” é um prospect que te forneceu seus dados de contato (email, telefone) geralmente em troca de algo gratuito que você deu a ele (ebook, webinário, semana de conteúdo, planilha, etc) te dando “permissão” para contato-lo diretamente. Cliente é alguém que comprou algum produto de você.
  2. Compreensão e definição de estratégias de vendas online (perpétuo, lançamento, funil).
  3. Compreensão e definição de quais são as parcerias necessárias para o projeto deslanchar (freelancers, agência, equipe própria).
  4. Adquirir o domínio das diversas plataformas da internet (Facebook, Instagram, Telegram, Youtube, LinkedIn, Spotify, Zoom, Streamyard, Linktree…),
  5. Familiarização com os softwares relevantes para vendas online (envio de email, gestão de leads, hospedagem do site, hospedagem de vídeo, construção de landing pages, plataforma de check-out, de ensino a distância, plataforma de anúncios no google, no facebook/instagram, controle de boletos parcelados, streaming de video para youtube, chat na pagina de checkout, financiamento estudantil..)
  6. Adquirir conhecimento básico de tráfego (como atrair pessoas do seu nicho organicamente, sem gastar dinheiro, ou através de anúncios pagos) e copywriting (escrita com objetivo de persuasão estimulando alguma tomada de ação) – essas são ciências fundamentais para vendas online, portanto quanto mais estudo e conhecimento, melhor para a sua “carreira”.

=> Fases 1 (Conteúdo) e 2 (Monetização) ocorrem simultaneamente

Além do conteúdo estruturado para o seu “funil de vendas” (um curso, uma palestra, um ebook, acesso a uma comunidade, mentoria em grupo..), você deve continuar produzindo conteúdo não estruturado, mas sempre em torno do mesmo tema, pensando no mesmo nicho de mercado. A produção de conteúdo não para nunca, e a plataforma mais importante para a maioria dos produtores de conteúdo é o Stories do Instagram (pelo menos 20 stories por dia), mas você deve publicar também no feed do Instagram, no Facebook, no Youtube (se tiver conteúdo de video), por email para a sua lista, pelo canal de telegram (audio) e outros canais. Você pode e deve criar um conteúdo e publicá-lo em diferentes plataformas com pequenas adaptações, aumentando bastante o alcance do seu conteúdo com menos “esforço criativo”.

Depois de um bom tempo produzindo muito conteúdo você vira uma autoridade no seu nicho e passa a ser um “influencer”. Com isso sua audiência começa a querer conhecer mais sobre sua vida pessoal, sua rotina e sua intimidade, o que é bom, aumenta suas possibilidades de venda de produtos

ESCALANDO O NEGÓCIO

Depois das primeiras vendas e do início da aquisição do conhecimento necessário para se obter sucesso comercial na internet, é hora de escalar as vendas. Descubra mais 100 pessoas no mesmo nicho das primeiras 10 e repita o processo de vendas, melhorando continuamente o processo.
Dê a essas 100 pessoas e a todos clientes posteriores o sentimento de pertencimento a uma comunidade exclusiva, da qual você é o líder.

Crie novos produtos de alto e de baixo valor. Os produtos de baixo valor são uma “porta de entrada” para que o “lead” se torne um cliente da sua plataforma. Através de automações programadas no seu sistema de gestão de leads você passa a ofertar para estes novos clientes produtos de maior valor (upsell).

Caso o “lead” entre para a sua plataforma com a intenção de adquirir produtos mais caros (estratégia de lançamento é boa para esse modelo) mas por algum motivo não concluiu a compra – isso acontece com a vasta maioria dos leads – o seu sistema de gestão de leads passa a propor produtos de menor valor da sua plataforma (downsell).

Na escalada do negócio devemos pensar em otimizar a venda por lead gerado na plataforma (taxa de conversão de leads em clientes e tíquete médio das vendas) e no CAC (custo de aquisição de clientes), ou seja, quanto estamos gastando, em média para adquirir um cliente para a plataforma.

O objetivo é estruturar uma máquina eficiente de vendas onde tenhamos uma ideia clara de quanto cada real gasto com a aquisição de clientes esteja gerando de vendas de produtos da plataforma.

Isso é ter uma máquina de vendas previsível e escalável.

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