Sua filha de 17 anos está pensando qual carreira seguir?

decisao

Todo mundo é único em alguma maneira. Muitas pessoas demoram para descobrir o que é único nelas, o que elas fazem muito bem, o que as diferencia das outras pessoas.
Muitas vezes isso que é único nelas fica escondido do mundo, repreendido dentro delas, por toda a vida.
As vezes somente elas sabem deste tesouro que habita dentro delas. As vezes outras pessoas também sabem, mas não ajudam, não as estimulam a investir neste talento, seja porque estão mais preocupadas com suas vidas, seja porque não desejam, no fundo dos seus corações, que aquele talento desabroche, venha ao mundo, enquanto o seu próprio talento segue escondido.
Somente quando nós mesmos decidimos tomar a iniciativa é que a mágica acontece.
É quando começamos a nos desvencilhar da manada, a mostrar ao mundo o que temos de diferente. Não é fácil. Por conta de convenções sociais e da nossa necessidade de adaptabilidade ao que é considerado normal, a maioria das nós não deixa aflorar nossas habilidades únicas. Preferimos demonstrar, se necessário for, nossas habilidades comuns.
Todos sabemos que temos isso dentro de nós, que o mundo se beneficiária se conseguíssemos nos expressar através destas nossas habilidades únicas.
Mas permitir que elas aflorem, apesar de contraditório, não é uma atividade passiva, que ocorre naturalmente. Pelo contrário, é algo que exige da pessoa uma enorme força de vontade, que vai contra o estado natural do ser humano de ficar dentro da sua zona de conforto pelo tempo que for possível. E sempre é possível ficar um pouco mais. E o tempo vai passando. E a gente vai vendo pessoas que vão tendo sucesso porque conseguiram expressar para o mundo o seu talento único e fica pensando: porque não eu?
Aprender maneiras de expressar esse talento deveria ser a atividade mais importante a ser praticada pelos jovens em um momento em que a escolha de carreira, apesar de obrigatória – afinal, ele(a) deve decidir que faculdade fazer – é geralmente desprovida de qualquer certeza. A maioria escolhe porque tem que escolher, faz testes vocacionais mas não estão totalmente convencidos dos resultados.
Neste momento de incertezas, os jovens deveriam se perguntar: de que maneira eu posso começar hoje a expressar os meus talentos?
Me dirijo agora ao jovem. Talvez você esteja se perguntando: ok, mas como eu faço para descobrir estes talentos em mim? Mesmo que você ainda não esteja seguro de quais são estes talentos, você pode começar a se treinar na maneira de expressa-lo, para que quando essa luz te atingir, você esteja preparado. E essa luz virá. Seja durante a faculdade, seja depois dela.
Eu, particularmente, considero o domínio das técnicas de texto e de video as habilidades mais importantes que um jovem que aspira ao sucesso deva adquirir.
Com o domínio destas 2 habilidades você será capaz de se expressar para o mundo, de liberar este talento que vive dentro de você.
Você tem segurança total nas suas habilidades com a escrita? Não? Então comece hoje a ler muito, todos os dias, até que isso vire uma rotina prazerosa. E na paralela você deveria inaugurar um blog. Você não precisa contar para ninguém, simplesmente comece um e escreva um texto uma vez por dia sobre qualquer bobagem. O hábito faz o monge e logo você estará se expressando com desenvoltura. Quem sabe você, no futuro, não queira realmente que as pessoas leiam seus textos? Aí você o torna público.
Você tem desenvoltura na frente de uma câmera de vídeo? Não? Então comece hoje o seu canal de youtube. Não precisa contar para ninguém. Só comece e coloque ali um vídeo por dia, você falando com a câmera sobre qualquer assunto. Até o dia que você começa a se sentir confortável conversando com a câmera. Esse dia chega, eu te garanto.
Eu entendo que é esquisito no começo, é desconfortável se expressar através de textos e de vídeos.
E acredito que a chance é grande de que 95% das pessoas que estão lendo esse texto não estão dispostas a encarar o desconforto deste aprendizado.
Mas os outros 5%, quando finalmente descobrirem seus talentos, terão muito mais probabilidade de expressa-los do que a turma dos 95%. E o mundo agradecerá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s