Quer ser um empreendedor?

Fui executivo dos 24 aos 46 anos de idade antes de me tornar empreendedor “full time”. Sempre fui gerente e diretor de empresas. Atuei como empreendedor em 6 negócios diferentes, algumas vezes na paralela da carreira executiva, algumas vezes entre a saída de um trabalho e a entrada em outro. Nenhum deu certo, do ponto de vista financeiro, com a exceção de um, que é o que me mantém respirando até hoje.

Sempre que estava para entrar em um destes negócios, um mesmo pensamento passava pela minha cabeça: estou preparado para empreender? E a resposta era sempre negativa, por uma simples razão. Não há nada que te prepare para empreender. Nós costumamos achar que há. Que podemos aprender a fazer business plans, estudar matemática financeira, conhecer a fundo o mercado onde vamos atuar, etc, etc. Todos os cursos e matérias sobre empreendedorismo te fazem crer que existe uma fórmula. Mas não há.

A imensa maioria dos pequenos e médios empreendedores que deram certo não são os que, no papel, estavam mais preparados – entenda-se “dar certo” pela capacidade de sustentar o empreendedor e sua família, talvez até constituindo uma reserva, um pequeno patrimônio que possa socorrê-lo em momentos de solavancos; e que passaram da barreira dos 5 anos – sim, dizem que 80% dos negócios fecham antes de completar 5 anos…

E entenda-se “estar preparado” por ter desenvolvido habilidades necessárias à execução do plano de negócios. Habilidades são desenvolvidas na carreira executiva, são aprendidas nas escolas e nas universidades, são compartilhadas em livros, palestras e seminários.

Mas o sucesso dos empreendedores dependem muito mais de atitudes, hábitos e relacionamentos do que das habilidades adquiridas. O empreendedor hábil não é necessariamente o que tem habilidades. Estas ele pode comprar ou contratar. O empreendedor hábil observa, intui, influencia, motiva, erra, conserta, acerta, repete, sonha, comunica.

E mesmo o empreendedor hábil não tem nenhuma garantia de sucesso. Porque o mercado muda, a economia muda, competidores aparecem, sócios brigam, como dizem os americanos, “shit happens”.

Então você pergunta: qual é o segredo do sucesso do empreendedor? Se a carreira de executivo não serve para o preparo, visto que o componente numero 1 do empreendedorismo, o risco, não está presente. Se as faculdades, os livros e palestras tem pouco a te ensinar na sua jornada. Se o cenário pode mudar de repente e derrubar seu sonho. Então o que funciona?

A fé! A crença inabalável de que desta vez a coisa vai. Que você vai aprender com os teus tombos e pelo menos estes você não cometerá novamente. Certamente cometerá outros, tomará outros tombos e tentará alguma coisa nova. Vai ficando mais “envernizado”, vai tentando, até o dia em que você acerta. A boa notícia. Você pode errar um montão de vezes, desde que tenha o “drive” para se levantar e seguir em frente. E tentar novamente. A ótima notícia: você só precisa acertar “bem acertado” uma única vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s