Simplesmente faça

Eu desconfio da eficiência e da capacidade de execução das pessoas que não anotam o que tem que ser feito imediatamente, no momento em que surge o assunto; que não registram a pendência em uma “to do list” de tarefas, seja em um caderninho ou em um smartphone.

A circunstância para esta anotação pode surgir a qualquer hora e em qualquer lugar. Na leitura de um email, na participação em uma reunião, em um telefonema, no corredor, no elevador.

Vivemos conectados, a cada segundo estamos sendo interrompidos. Por um telefone que toca, uma mensagem que chega por whatsapp, alguém que entra na sala. E de repente nossa atenção é desviada, e depois desviada de novo, de maneira que aquela tarefa, aquela pendência, que não foi anotada em nenhum lugar, acaba sendo esquecida. E não são só tarefas. Qual é mesmo o nome daquele restaurante que o fulano mencionou? Porque não anotou, mané?

Eu sou muito chato no trabalho. Chato mesmo. A partir do momento que alguém se compromete com alguma coisa, me coloco em modo observação. A pessoa vai ou não vai anotar? Se não anota, me coloco em modo desconfiança. Acho que não vai fazer. E quer saber? 80% das coisas que não são anotadas não são feitas. Não é uma estatística oficial, só uma constatação minha, “chutada”, baseada no meu dia a dia de anos implorando para as pessoas anotarem as coisas.

O americano anota (demais), eles tem etiquetas coloridas para cada tipo de tarefa. Os europeus anotam, e depois priorizam, ordenam. Porque nós brasileiros, achamos que vamos nos lembrar de tudo?

Sim, passo por chato por ter que ficar lembrando as pessoas o tempo todo deste princípio básico. Mas mais chato ainda é perder tempo discutindo coisas que não terão sequência porque nenhuma anotação foi feita. E pior ainda, constatar que aquele assunto terá que ser re-discutido simplesmente porque ninguém anotou nada. Não dá. O mundo pune a ineficiência.

As 3 melhores dicas que eu já li sobre sucesso no trabalho: faça muitas coisas. Faça bem feito. Faça no prazo que você falou que iria fazer. Simplesmente faça. Anote e faça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s